Ontem assisti uma aula sobre psicanálise bem interessante e resolvi compartilhar com vocês. O grande pai da psicanálise é o famoso e respeitado Sigmund Freud, acredito que todos já ouviram falar algo sobre ele. Freud explica dois princípios que baseiam a nossa vida.
Principio do prazer: Faça o que você tem vontade, o que deseja, goze ao máximo da vida.
Principio da realidade: Você não pode fazer o tempo todo so o que tem vontade, tem que seguir as regras da sociedade.
A todo o momento somos bombardeados por estes dois princípios, algum deles está nos cobrando a cada segundo. A rigor se todo o momento os dois estão nos pressionando, o tempo todo nos sentimos frustrados.
Ai que surge os problemas psíquicos, porque reprimimos a pulsão e direcionamos esta energia para outras áreas produtivas.
Segundo Freud, sentimos culpa o tempo todo por condição, conjunto de características que nos nomeamos como o melhor do mundo.
Por exemplo, neste momento adoraria estar fazendo uma caminhada na beira da praia, mas reprimo a minha vontade porque preciso trabalhar.
Saber de tudo isso deixa agente mais deprimida ne, poxa já sei que o tempo todo vivo frustrada.
Agora o que tudo isso tem a ver com jornalismo, ela explicou tudo isso para entendermos a força do desejo. E o quanto as revistas trabalham com o desejo o tempo todo, e nos ficamos seduzidos ao consumo e a informação. Compramos as revistas porque la esta escrito: que quando eu tiver aquele corpo perfeito e vou ser feliz e a revista ira explicar como você vai conseguir este resultado, como me vestir elegante, se eu ler tal matéria serei mais culta, são varias informações que amarram o conteúdo, embutido a idéia que você precisa ter, saber, e consumir para ser mais feliz. Interessante não?
Nos somos falantes, porque faltantes.
Excelente!!
ResponderExcluir